SOLUÇÕES HEEX

NÍVEIS DE LINHA DE PRODUTO

Informed Consent

Conheça as diferentes soluções aplicacionais entre os 6 níveis de linha de produto HEEX.

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SISTEMA DE GESTÃO DO CONSENTIMENTO INFORMADO HOSPITALAR

  
    
Driven technologies for an effective practice management

VISÃO GERAL

ENQUADRAMENTO

A plataforma de gestão do Consentimento Informado tem como principal objetivo garantir que o paciente é informado pelos profissionais de saúde das vantagens, inconvenientes ou riscos do tratamento ou da intervenção a que este irá estar sujeito.

 

Por outro lado, as entidades hospitalares e de saúde garantem, desta forma, uma rigorosa gestão sobre os processos relativos ao Consentimento Informado e que, também, o paciente toma conhecimento do processo de tratamento a que será submetido, tendo a validação através de assinatura digital do mesmo, como prova de concordância ou discordância relativamente ao procedimento associado.

O Consentimento Informado é um elemento necessário ao atual exercício da medicina, como um direito do paciente e um dever moral e legal do médico. Pois sendo o paciente dono de seu próprio interesse, para decidir se prefere manter-se no estado de saúde em que se apresenta ou submeter-se a um tratamento relativamente perigoso, deve ser devidamente esclarecido pelo profissional de saúde que o atende.

 

O Consentimento Informado representa uma manifestação expressa da autonomia e da vontade do paciente, ou seja, é recomendável que seja por escrito para evitar-se maiores discussões sobre se o consentimento foi ou não dado e se foi de modo suficiente ou não.

 

Uma das principais características do termo de Consentimento do paciente é que aquele deve ser isento de dúvidas, em que os profissionais de saúde devem indicar quais as vantagens e os inconvenientes, ou os riscos do tratamento ou da intervenção.

 

Essa é uma das principais regras da norma ética aplicada ao profissional de saúde, sendo garantido ao paciente o direito de decidir em relação ao que lhe é colocado como forma de tratamento, respeitando a sua capacidade de autodeterminação.

 

A HEEX criou e desenvolveu uma plataforma de Gestão de Consentimentos Informados para dar resposta às necessidades dos Hospitais, Centros Hospitalares e de Saúde, Clínicas, Consultórios e Agentes de Saúde.

O Consentimento Informado pode, agora, ser uma realidade efetiva nos processos diários dos profissionais de saúde.

Esta solução é toda ela web-based, ou seja, toda a plataforma pode ser acedida via Internet, Intranet ou Extranet.

A plataforma é composta por um motor inteligente de gestão de formulários interactivos e interdependentes que é gerida pela equipa do Departamento de Sistemas de Informação. Esta plataforma é instalada num servidor web dentro do hospital que se responsabiliza de dar acesso aos seguintes elementos:

 

1 - MÉDICOS

 

Os médicos, através de qualquer browser nos seus computadores dentro do hospital, acedem à sua zona reservada onde, após identificarem a ficha do paciente (com Integração com o SAM) associam o formulário à terapêutica proposta aquando a decisão conjunta (médico e paciente) de efetuarem um determinado procedimento clínico (operação, cirurgia, tratamento, etc).

 

Logo após esta decisão, o médico deverá apresentar o questionário digital de consentimento informado ao paciente para que este o preencha e o assine.

 

O Médico poderá fazer as perguntas ao paciente que se encontra à sua frente e assinalar as respostas dadas pelo paciente ou entregar diretamente ao paciente um dispositivo móvel (Tablet: Ipad ou android) para que este possa preencher pessoalmente às respostas colocadas.

 

Os modelos de assinatura incluídos na solução poderão ser de 3 tipos:

 

  1. Assinatura Digital - Através de uma caneta digital de reconhecimento de assinatura

  2. Assinatura Digital - Através de um dispositivo que valida o cartão do cidadão

  3. Impressão em Papel - As perguntas e respectivas respostas são impressas em papel, o paciente/utente assina e o documento passa a ser digitalizado para que possa estar associado ao processo.

 

 

2 - PROFISSIONAIS DE SAÚDE

 

Caso o paciente esteja acamado, qualquer um dos intervenientes de ação médica acima identificados podem dirigir-se junto do paciente que se encontra hospitalizado ou a aguardar hospitalização e, com um dispositivo móvel (Tablet: Ipad ou android), poderá efectuar o procedimento do Consentimento Informado.

 

3 - O PACIENTE AGUARDA HOSPITALIZAÇÃO EM CASA

 

Mesmo em casa, o paciente, poderá aceder a uma zona reservada dentro do site público do hospital. Antes de poder entrar na sua zona reservada que o vai reconhecer, ele terá de registar-se, preenchendo um pequeno formulário que irá comunicar com o sistema dentro do hospital e caso este paciente seja reconhecido pelo sistema é-lhe enviada o seu respectivo login de acesso por email para que possa aceder à sua zona reservada. Quando entrar neste sub-site reservado, o paciente é reconhecido e identificado pelo sistema e o próprio sistema apenas lhe apresenta o formulário de Consentimento Informado que tenha sido previamente associado pelo médico à sua intervenção clínica.

 

4 - QUIOSQUES MULTIMEDIA OU PONTOS DE ACESSO

 

Dentro do hospital poderão ser disponibilizados Quiosques Multimédia que podem ter diversos objectivos, sendo um deles a possibilidade de permitir aos pacientes/utentes preencherem o seu questionário de Consentimento Informado. Caso o paciente não tenha acesso à Internet em casa, poderá requerer junto dos respectivos serviços a sua senha de entrada no sistema e dirigir-se (com acompanhamento administrativo ou não) a qualquer um dos Quiosques Multimédia disponíveis dentro do hospital e preencher o seu questionário de Consentimento Informado. Neste caso, a assinatura digital poderá ser realizada via caneta digital, cartão do cidadão ou impresso para que ele possa assinar de forma tradicional e entregar a respectiva documentação nos serviços associados.

 

NOTA: todos os registo (toda a informação) são introduzidos na plataforma de Gestão de Consentimentos Informados mas podem ser disponibilizados noutros sistemas já implementados, integrando-se, assim, as plataformas existentes por forma a haver uma partilha de informação.

VANTAGENS

 

Enumeramos algumas das principais vantagens na implementação do sistema de Gestão de Consentimentos Informados:

 

  1. Cumprimento do procedimento normativo de forma rigorosa por parte dos intervenientes de acão médica;
  2. Implementação de regras e normas definidas pela Comissão de Ética responsável pelos processos inerentes e associados;
  3. Controlo sobre as não conformidades ao nível do Sistema de Qualidade implementado;
  4. Acesso a dados estatísticos (Módulo de Business Intelligence associado pode ser incorporado);
  5. Controlo total sobre o workflow do processo. É implementado um Workflow processual digital rigoroso que dá a garantia de execução do procedimento no momento correcto;
  6. Diminuição do erro humano;
  7. Diminuição de perda de documentação;
  8. Deteção de desvios ou processos internos com menor índice de performance;
  9. Acesso à informação de forma rápida e intuitivo, em qualquer lugar;
  10. Os pacientes poderão responder directamente e de forma digital às questões colocadas pelos profissionais de saúde, confirmando cada resposta dada;
  11. Responsabilização do Paciente pela informação dada;
  12. Toda a Informação do paciente, inclusive informação sobre o seu histórico de saúde é recolhida e registada digitalmente, tornando-se, assim, numa fonte de conhecimento valiosa para a entidade hospitalar ou de saúde;
  13. Os formulários depois de preenchidos digitalmente podem ser impressos de forma tradicional para que depois o paciente os possa assinar. No entanto, a assinatura digital está disponível por diversas vias;
  14. Os questionários de Consentimento Informado são interactivos, ou seja, as perguntas colocadas estão dependentes da resposta anteriormente dada pelo paciente. Reação pro-activa dos questionários em função das respostas dadas pelo paciente;
  15. Diferentes equipamentos podem ser utilizados para aceder à solução (web-browser, Pc, Ipad, Android, etc);
  16. Desde que tenha acesso à Internet, o paciente pode preencher o seu questionário de Consentimento Informado em qualquer lugar.
  17. Os questionários são personalizados e customizados de acordo com as especificações da Entidade Hospitalar ou de Saúde;
  18. Diminuição dos custos administrativos associados ao processo.

A NOS identificou a plataforma de gestão do CONSENTIMENTO INFORMADO como um produto inovador para a área da saúde.

 

Esta solução faz parte do catálogo de produtos da NOS SAÚDE , sendo, também, comercializada por esta.

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